Agora falta pouco, você precisa acessar o seu e-mail e confirmar!
Fique comigo mais um pouco!...
Não sei se você sabe mas existem 4 grupos de vinhos:
1- Vinho de Autor:
Espreme-se uvas de mesa (Bordô, Isabel, Niagara, etc) ou finas (Tannat, Merlot, Shiraz, etc...), as mesmas fermentam por 5 dias, transfere-se apenas a parte liquida para um tanque fechado com controle de pressão e após nove meses engarrafa o vinho.
2- Vinho Colonial:
Espreme-se uvas de mesa (Bordô, Isabel, Niagara, etc), adiciona-se açúcar, as mesmas fermentam por 5 dias, transfere-se apenas a parte liquida para um tanque fechado com controle de pressão e após seis meses engarrafa o vinho.
3- Vinho de Vinícola:
Alta produção, grande maioria são fermentados de uvas, isto e, mistura-se todos os tipos de uvas diferentes e fermentam juntas, corrige com produtos enológicos e com vinhos de safras anteriores para manter um padrão, todos os anos o mesmo vinho.
4- Vinho Artesanal:
O melhor dos vinhos, dificilmente a sua disposição, são muito caros, afinal são exclusivos.
O vinho artesanal é uma arte milenar que evoluiu e possibilitou que fosse elaborado nas residências, desde que seja seguido um processo que possibilite vinhos excepcionais.
O artesão do vinho tem a sua disposição instrumentos baratos para aferir todas as etapas; da compra das uvas ou colheita das melhores uvas, todo processo de vinificação do mosto até o momento correto para separar as cascas e sementes para transferir para um tanque de maturação fechado com controle de pressão, bem como acompanhar toda evolução do vinho e analises de laboratório até o engarrafamento e armazenagem das garrafas.
O produtor de vinhos artesanal tem domínio de transformar uvas de mesa (Vitis Labrusca) e uvas finas (vitis viníferas) em vinhos dignos de premiações.
Gostou? Então leia a respeito do presente que enviamos em seu e-mail....
O Minidicionário é nosso presente para você, e é apenas uma pequena parte de um dos capítulos do E-book “Os Segredos do Vinho Artesanal - Tudo o que você gostaria de saber e não tinha para quem pergunta", o mais completo livro digital sobre vinhos já escrito no Brasil, com muito conteúdo redigido de uma forma simples, divertida e de fácil entendimento, cobrindo praticamente todos os assuntos, da empolgante história milenar até os dias atuais, tratando das uvas e vinhos que mudaram a história da Humanidade e a nossa, com todos os passos na arte da fabricação dos vinhos e espumantes, seus defeitos e suas glorias.
O mais legal, um e-book interativo, onde você tem um canal direto com o autor para tirar suas dúvidas.







