My Image

Agora falta pouco, você receberá em no máximo 15 minutos em seu e-mail o E-book “Vinho Com o Nome da Família”, se não localizar olhe inclusive nas abas sociais e em sua caixa de spam!

Fique comigo mais um pouco!...


Não sei se você sabe quais as diferenças entre o Vinho Colonial, Vinho Fino e Vinho Artesanal.


Entender as diferenças entre eles, é fundamental para que você encontre e adquira vinhos que correspondam totalmente às suas expectativas.


1- Vinho de Colonial: 


Uvas de mesa: Vitis Bourquina, vitis Labrusca e vitis rupestris. Mais adequadas para consumo direto e sucos. Grãos maiores e casca mais fina. Se adapta a diversos terrenos e climas.

Características:

  • Cores mais intensas e opacas.
  • Aromas Rústicos
  • Sabores simples com certa doçura
  • Não estagiam e barris de Carvalho
  • Não são aptos ao envelhecimento em garrafas

Os vinhos coloniais são vinhos jovens, levam pouco tempo para serem produzidos pois não suportam envelhecimento, são feitos para serem tomados logo após sua fabricação, esse é o motivo principal do seu frescor é por proporcionar uma bouquet muito frutado.


Vinhos tintos colonial elaborados com uvas: Bordô, Rubi, Isabel, Courdec, Concord


Vinhos brancos colonial elaborados com uvas: Niagara, Itália


Origem das uvas para vinho colonial é Americana


Harmonização: com o que você quiser.


Denominações dos vinhos coloniais: Vinho Tinto Seco, Vinho Rosé, Vinho Branco Seco etc.


Observação: Os vinhos de mesa são geralmente mais baratos, feitos para consumo imediato, em quantidade e sem muito compromisso e a maioria são suaves ou doce.


2- Vinho Fino: 


Uvas da espécie Vitis Vinífera possuem grãos menores e a casca mais grossa. Elas também exigem maior cuidado no cultivo, não se adaptando a quaisquer terrenos ou climas.

Características:


  •  Diferentes tonalidades de cor e maior brilho.
  •  Mais ricos em aromas e Sabores
  •  Ganham aromas, sabores e estrutura quando amadurecidos em Barris de Carvalho
  •  Além disso, muitos são capazes de melhorar com o envelhecimento em garrafa, tornando-se mais agradáveis e macios ao paladar.

Vinhos tintos elaborados com uvas vitis viníferas:

Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Malbec, Syrah, Pinot Noir…


Vinhos Brancos elaborados com uvas vitis viníferas:

Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Pinot Grigio, Chenin Blanc, Torrontés, Moscato…

Origem Europa.


3- Vinho Artesanal:

O vinho artesanal e uma arte milenar que evoluiu e possibilitou que fosse elaborado nas residências, seguindo um processo que possibilita vinhos excepcionais.


O artesão do vinho tem a sua disposição instrumentos para aferir todas as etapas da vinificação, inclusive o controle da temperatura do mosto, bem como o momento correto para separar as cascas e sementes do mosto e transferir para o tanque de maturação, acompanhar toda evolução do vinho até o engarrafamento e armazenagem das garrafas.


O produtor de vinho artesanal tem domínio de transformar uvas labrusca e uvas vitis viníferas em vinhos dignos de premiações.  


Sabendo que na maioria das regiões do Brasil a colheita de uvas para vinhos é feita apenas uma vez por ano, sugiro fortemente para qualquer apaixonado por vinhos não se aventurar, pois se o vinho avinagrar será um desastre, se o vinho ficar desequilibrado uma frustração.


Não aprenda por tentativas e erros, muitos desistem no caminho. A melhor e mais segura decisão é aprender a produzir vinhos artesanais com quem sabe fazer e sabe ensinar.


Gostou de saber as diferenças entre o Vinho Colonial, Vinho Fino e Vinho Artesanal?

Então, leia a respeito do presente que enviamos em seu e-mail....


O E-book “Vinho Com o Nome da Família” é nosso presente para você, e tem a finalidade de depertar seu interesse em querer aprender mais e mais pelo E-book “Os Segredos do Vinho Artesanal - Tudo o que você gostaria de saber e não tinha para quem pergunta", o mais completo livro digital sobre vinhos já escrito no Brasil, com muito conteúdo redigido de uma forma simples, divertida, de fácil entendimento e ilustrado, cobrindo praticamente todos os assuntos, da empolgante  cronologia da história milenar até os dias atuais, tratando das uvas e vinhos que mudaram a história da Humanidade e a nossa, inclusive os passos na arte da fabricação dos vinhos e espumantes, seus defeitos e suas glorias, e muito mais.... 

O mais legal, um e-book interativo, onde você tem um canal direto com o autor para tirar suas dúvidas.   

E-book - Um Vinho Com Nome da Família